Ruptura de LCA

A ruptura do LCA geralmente ocorre quando o corpo gira em rotação externa sobre o membro inferior apoiado no solo.

O ligamento cruzado anterior – LCA é um importante estabilizador do joelho. A ruptura do LCA geralmente ocorre durante a prática esportiva, onde o corpo gira em rotação externa sobre o membro inferior apoiado no solo. Grande parte das vezes o paciente ouve um estalido no joelho. Imediatamente surge o derrame articular, provocado pelo sangramento interno do ligamento lesionado. O paciente pode ou não sentir dores no joelho, sendo que em média 30% dos pacientes não sentem dor e 15% continuam praticando a atividade física!

O que fazer na suspeita de lesão do LCA?

A primeira coisa a ser feita em caso de suspeita de lesão no LCA é procurar um ortopedista, pois é necessário a realização de movimentos específicos para avaliar se houve ou não a ruptura do LCA. Se o joelho esta muito inchado, pode ser necessário realizar uma punção articular para retirar o derrame articular. Após este procedimento, introduz-se o protocolo PRICE:
P (Proteção): Uso de muletas
R (Repouso): não praticar atividade física
I (Ice, gelo): aplicar gelo durante 20 minutos, 4-5 vezes ao dia, por pelo menos 5 dias. O gelo funciona como antinflamatório e também como vasoconstritor, reduzindo o sangramento.
C (Compressão): pode ser feito com um enfaixamento ou uso de uma ortese (joelheira)
E (Exercícios): os exercícios podem ser iniciados no dia apos o trauma. T^em o objetivo de manter o movimento da articulação, bem como o tônus muscular.

Os sintomas e a importância do tratamento em caso de ruptura do LCA?

O principal sintoma de ruptura do LCA é o falseio, ou seja, o paciente refere que em determinadas situações seu joelho ‘sai do lugar’ e não tem estabilidade em determinados movimentos, passando uma pequena sensação de insegurança. Isso é muito importante para entendermos o motivo pelo qual devemos tratar essa lesão. Quando sentimos um falseio, ou quando nosso joelho faz algum movimento anormal, alguma outra estrutura interna está sofrendo agressão. Desse modo, os meniscos e cartilagens iniciam um processo de desgaste que futuramente irá trazer outros problemas ao paciente.

Quais opções para tratamento em casos de rupturas do LCA?

O tratamento para ruptura de LCA pode ser cirúrgico ou conversador, mas, para isto devemos levar em conta uma série de fatores, como:
Qual o grau de instabilidade? O paciente tem falseios? Pratica algum esporte ou é sedentário? Qual a idade do paciente?
Portanto, você deve consultar um Cirurgião de Joelho, conversar sobre seus sintomas e expectativas e juntos decidir qual o melhor tratamento.

Tratamento conservador para rupturas de LCA:

Os objetivos do tratamento conservador para o LCA são: restaurar o arco de movimento completo da articulação e conseguir uma estabilidade do joelho, de modo que o paciente não tenha falseios e insegurança para realizar suas atividades.
Usamos um protocolo específico para a reabilitação, onde o paciente passará pelas seguintes etapas:

  • Controle da dor e ganho de amplitude de movimento
  • Reequilíbrio muscular das coxas, com exercícios específicos para cada caso
  • Treinamento proprioceptivo (reflexos)
  • Treinamento do gesto esportivo

Cirurgia de LCA - ligamento cruzado anterior rompido :

A maioria dos pacientes com ruptura do LCA necessita de cirurgia. O paciente deve ser avaliado no consultório, onde testes específicos são realizados. Os mais comuns são: teste de Lachman, Gaveta Anterior e Jerk Test. Este último, quando positivo, é patognomônico de ruptura do LCA.
Uma ressonância magnética pode ser necessária para confirmar o diagnóstico ou mesmo para analisar a presença de outras lesões, como menisco, cartilagem e outros ligamentos. Em até metade dos casos, existe lesão do menisco associada. Nos casos de ruptura do LCA, uma lesão de menisco nunca deve ser tratada isoladamente, pois aumentará a instabilidade.
Os tipos de enxerto mais comumente utilizados para reconstruir o ligamento cruzado anterior rompindo são o terço central do tendão patelar e os tendões flexores (semitendinoso e gracilis). Utilizo de rotina os tendões flexores, reservando o tendão patelar para casos específicos.
A cirurgia de reconstrução do LCA sofreu avanços incríveis nos últimos tempos. Novas técnicas associadas a materiais de fixação de última geração, tornaram os resultados mais seguros e eficientes.
A cirurgia dura em torno de uma hora. O paciente tem alta no dia seguinte. Faz uso de muletas por uma semana, quando deve retornar à consulta médica e dar inicio ao processo pós-cirúrgico

Marcação de Consultas

Você pode solicitar a marcação de sua consulta através de:
(51) 3334-9990

Solicite Informações

  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

ARTIGOS E PUBLICAÇÕES

Artroscopia do Joelho

09 April 2018 By Herberton Timm in Sem categoria

Artrose – Saiba como prevenir

09 April 2018 By Herberton Timm in Sem categoria

Dicas importantes para seu joelho

19 August 2017 By Herberton Timm in Sem categoria

Ruptura do LCA

19 August 2017 By Herberton Timm in Sem categoria

CONVÊNIOS ACEITOS

TOP
Heberton Timm Médico Ortopedista Especialista em joelho

Heberton Timm